fbpx

por Sun Lidong

Primeiro dos 24 períodos solares do calendário chinês, o Lichun é uma data de especial significado e, desde a Antiguidade, sempre foi uma festividade importante. Antigamente, o Lichun não só marcava o início das atividades agrícolas do ano, como também ensejava os votos de boa safra, engorda do gado e prevenção de males e doenças, estando intimamente relacionado à preservação da saúde.

Os livros antigos descreviam em detalhes as mudanças ocorridas nesse período: O vento leste traz o calor e degela a terra, cinco dias depois, os insetos começam a se mover nos casulos e, em mais cinco dias, principia o degelo dos rios e os peixes voltam a nadar na superfície.

Ying Chun: Acolher a Primavera

“Acolher a primavera” é a principal atividade do Lichun. Antigamente, realizava-se uma cerimônia oficial para recepcionar os deuses da primavera e pedir boas safras. As pessoas vestiam-se de azul e colavam dizeres como “Primavera amena” na porta de sua casa.

Da Chun: Tanger a Primavera

Havia também o costume de “tanger a primavera”, ou “tanger o boi da primavera”, registrado desde a dinastia Han (206 a.C.-220 d.C.): os agricultores confeccionavam um boi de barro e enchiam-no com cinco tipos de grãos. Nessa brincadeira, eles chicoteavam o boi de barro até arrebentá-lo. Assim, os grãos se espalhavam e as pessoas, felizes, recolhiam-nos e levavam a seus celeiros para atrair boas colheitas. Hoje em dia, algumas aldeias mantêm vivo esse costume. Ali, artesãos populares ainda fazem pequenos bois de barro, chamados “bois da primavera”. Dar um boizinho desses de presente tem o significado de “trazer a primavera” para a família que o recebe.

Yao Chun: Morder a primavera

A data do Lichun também é dia de “morder a primavera”, ou seja, comer legumes da estação como cenoura, gengibre e cebolinha enrolados em panquecas. Consumir alimentos frescos nessa época ajuda a prevenir doenças e é mais uma forma de acolher a nova estação. A panqueca de primavera, ou “folha de lótus”, é feita com dois discos de massa fina unidos com óleo que, depois de assados na chapa, são separados em duas folhas para envolver os legumes. Antigamente, esse acepipe era chamado de  “prato da primavera”. Presentear pratos da primavera era uma forma de desejar felicidade e boa sorte.

Cuidados com a saúde

Após o Lichun, a energia Yang (sol, calor) aumenta e a vida ressurge. As pessoas devem levantar-se mais cedo, aumentar gradualmente o tempo de exercícios físicos ao ar livre, manter o bom-humor e evitar sentimentos de irritação e tristeza.  Na alimentação, é preferível comida picante, adocicada e depurativa. Não se recomendam comidas ácidas ou que provocam retenção. Como nessa época a temperatura varia entre o ameno e o frio, é melhor usar agasalhos finos e calças grossas, e evitar abandonar de uma vez o casaco pesado. É saudável fazer atividades físicas leves, como passeios ou caminhada, soltar pipas, fazer cooper e treinar o Tai Chi.

 

Leia mais:

O calendário chinês, senhor da razão e dos afetos