fbpx

Este evento foi suspenso devido às medidas tomadas pela Unesp para a contenção do Covid-19.

Faremos a palestra tão logo seja possível!


Veja abaixo mais informações sobre a palestra e a palestrante.

Dimesões Interculturais Brasil-China

No mundo de hoje, a cultura de qualquer país ou área de idioma pode ser entendida na perspectiva da globalização. Com o bombardeio de notícias recebidas sobre a China em vistas do surto de coronavírus (Covid-2019), a exposição e o interesse em relação ao país decolou, mas pouco ainda se sabe sobre a interação cultural entre Brasil e China. Encontros entre culturas e a conseqüente conduta e interação interculturais são os pontos focais deste encontro. Se te perguntassem qual a mais expressiva diferença e a mais expressiva similaridade entre Brasil e China, o que responderia? Você mencionaria, por exemplo, a maneira como brasileiros e chineses entendem o seu próprio ponto de vista? Ou como entendem sensações como “felicidade”?

A primeira parte da palestra apresenta as Seis Dimensões Culturais do psicólogo social Geert Hofstede com a intenção de entender alguns pontos de encontro e desencontro interculturais entre Brasil e China, seja no dia a dia ou nos negócios. A segunda parte traz reflexões sobre comportamento, comunicação e filosofia relacionados a China, de maneira a tentar entender com mais profundidade seus fenômenos culturais e abrir novos caminhos de interação entre brasileiros e chineses.

Palestrante – Aline Tedeschi

Professora de Relações Internacionais e Português vinculada ao International College da Universidade de Hubei, na cidade de Wuhan, China. Palestrante do Curso de Verão (Instituto Confúcio) sobre Interculturalidade Brasil-China. Doutora em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia e Ciências UNESP na linha de Relações Internacionais e Desenvolvimento, como período sanduíche de Mestrado em Inteligencia Estratégica Nacional Siglo XXI na Universidade Nacional de La Plata, Argentina (Programa CAPES-CAFP). Bacharel em Relações Internacionais pela Faculdade de Filosofia e Ciências UNESP. Áreas de pesquisa: Política externa chinesa, Relações China-América Latina, Parcerias estratégicas da China.